sexta-feira, 17 de junho de 2011


É que a gente esquece que, enquanto observamos o mundo de olhos abertos, o mundo também nos observa. É que as vezes nos enganamos quando achamos que a nossa falsidade é imperceptível. Nos escondemos, mas basta um olhar pra entregar a verdadeira intenção do coração. Se engana, quem vive interpretando papéis, se acha que engana o mundo inteiro; alguém está te vendo.

Conheço tantas pessoas assim, que percebem e sentem a vida de uma maneira mais intensa. Como aprecio o tempo que passo com elas, como eu aprendo e compartilho. É tanta beleza no mundo pra se perceber, pra apreciar que, nessas horas, todo o sofrimento da beleza que é triste, vale a vida toda. Pena que não é só o belo que alimenta a quem percebe. Sem querer, as agressões externas dos sentimentos negativos, sempre afetam àqueles que insistem em não fechar os olhos.

Conheço tantas pessoas assim, pessoas que só olham para si mesmas, que não conseguem enxergar o outro. São essas pessoas que me assustam. Não só porque, por muitas vezes, eu me vi em suas ações, mas porque na maioria dos casos, minha reação foi simplesmente me retirar. Apesar de querer aprender a lidar com as imperfeições humanas, precisamos entender que existem pessoas dominadas pelo mal que estão perto de nós, nas igrejas, por aí! Fingindo querer o bem, quando só querem nos sugar, tirar nosso ânimo, nos afetar de alguma maneira.

Mas mesmo que tenhamos que suportar e perdoar pela vida toda, todas as falhas que vemos em nós mesmos e nos outros; mesmo que tenhamos que suportar a solidão da alma humana, que nossa visão de mundo esteja cada vez mais perto da realidade, se é que isso é possível.

Quanto a mim... prefiro buscar sempre estar de olhos bem abertos. Nem que seja pra, por alguns instantes, eu ter a honra de percebê-LO, e ouvir Sua voz falando comigo, me inspirando.

Eu sei que D-s me vê da maneira mais sublime que existe, e é isso que me sustenta. Ele é perfeito, Ele me criou. Ele me vê da maneira que um dia, eu mesma terei o privilégio de ver o mundo, assim quero crer.

E num mundo bom e bonito, vou abraçar a beleza em pessoa... e a Perfeição irá me consolar.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Perdão

              

Cada um com sua idéia de perdão. E quando a gente cresce, as briguinhas de criança viram afrontas difíceis de serem esquecidas. Não vem de nós, perdoar e esquecer.

Eu lamento. Lamento muito por sermos tão limitados. Por repetirmos frases bonitas, e nada mais além disso. Porém, caro leitor, ações valem mais do que mil palavras, sabiam? Sejam elas positivas ou negativas. Mas a gente prefere palavras. Nos apegamos a elas ou nos escondemos atrás delas.

Esse lance de perdão está tão sério que foi a última capa da revista Veja. Foi assim que eu descobri que o perdão é coisa nova. Antigamente, nem se cogitava o perdão. Ou colocavam a culpa no capricho dos Deuses ou a responsabilidade do perdão era divina, nos isentando de qualquer esforço para perdoar, como se fosse algo impossível para o ser humano! Daí a gente vê porque é que hoje, cumprimentar alguém depois de uma ofensa já é algo de se admirar!

Para haver perdão é preciso, de um lado, arrependimento sincero e, do outro, disposição para apagar os ressentimentos. Só que mesmo na era da informação, perdoar e pedir perdão é algo raro. Quando diz que perdoa, não esquece. Quando pede perdão, não se arrepende, de fato. Talvez porque o amor entre tais pessoas não exista, ou talvez porque não haja confiança.

E é por isso que digo, minha gente! Feliz é quem consegue viver o perdão. Porque com o perdão, a gente alcança muito mais. Vivendo o perdão, sentimos o amor crescer dentro de nós. Quando o perdão acontece, admitimos a nossa própria humanidade e assim, nos igualamos ao outro num ato de humildade. A gente liberta e se permite ser livre, a gente cresce como ser humano e se enche de esperança! Jogamos fora o rancor e nos focamos no lado bom das pessoas, amando profundamente alguém que queremos bem, porque perdoar é um ato de amor. É só no perdão que a gente continua somando vida, conhecimento e alegria. Só no perdão. Mas a gente continua se tratando de maneira tão narcisista, tão egoísta! Qualquer coisa é imperdoável ou nos justifica desgostar do outro.

Ahh, mas eu não me esqueço da sensação boa que é quando alguém te perdoa, esquece o que passou e supera a dor da mágoa! Como é maravilhoso perdoar e também superar a dor e, de certa maneira, saber que não é só você que erra de vez em quando! Eu sei que existem coisas que não são tão fáceis de esquecer, e é por isso que são poucos, os que sabem amar. Mas como diz a filósofa alemã Hannah Arendt, "só poderemos perdoar a quem pudermos punir." E um detalhe importante: na maioria dos casos, a punição não é premeditada! É o natural do ser humano, sem esforço nenhum...

Mas será que isso não cansa? Porque punir custa caro! Isso nos empobrece, nos arranca a paz e o amor dos corações! Eu, sinceramente, cansei de perder amigos, familiares ou irmãos na fé por nada! E só o que fica é a lembrança de momentos bons e uma saudade cheia de dor.

Sendo assim, a gente se acomoda e volta para as frases bonitas. Mas pra quem quer uma dica para obter perdão de alguém, tem que haver arrependimento, assumir a culpa e se compadecer pelo sofrimento causado à outra pessoa. Boa, essa dica, viu!!!

Mas por enquanto... a filósofa Hannah tá ganhando! "Só poderemos perdoar a quem pudermos punir." É esse, o perdão de hoje em dia.

Que D-s me ensine a perdoar e que eu tenha ricas oportunidades para pedir perdão e ser perdoada. Porque com certeza, vou precisar.

Quero amar por amar.

Amar


Diz o que quiseres é melhor ser abandonado do que nunca ter amado.
(William  Congreve)